Home > Marketing > O DNA visual de sua empresa

O DNA visual de sua empresa

Você está preparando um novo negócio e são muitas as coisas que precisa resolver. Dentre tantas coisas, é preciso transmitir o valor do seu negócio através de sua marca. Mas como? 

Em uma simples análise é facil dizer que a grande maioria das pessoas não entendem a importância de design. O Design é muito mais que um simples desenho, uma tipografia bem empregada. Não envolve apenas a análise de cores a serem empregadas. Design é muito mais do que o seu cartão de visita.

Dentre os trabalhos iniciais está a criação do Logotipo. Uma tipografia trabalhada, um símbolo gráfico… É a busca da representatividade do cliente. O logotipo tem importância vital, mas ainda há um upgrade valioso para quem quer almejar coisas grandes.

Tá na hora do Branding

Branding não é apenas a concepção de um logotipo, ou um arranjo de elementos gráficos com várias opções de cores: é a história que é contada para informar a personalidade de uma empresa, seus valores, aspirações e objetivos. Branding é a gestão total de sua marca.

Portanto uma estratégia de branding é um trabalho de reflexão, análise e criação, a maneira de como o seu negócio “conta sua história” para o seu público. Uma maneira primordial de apresentar a um cliente o potencial não só de sua imagem, mas também a linguagem adequada para atingir os objetivos específicos que você quer merecer.

Branding é a gestão de seu DNA, de sua marca.

Existem passos primordiais para se começar o trabalho. Primeiramente, é necessário relatar fielmente o que é seu negócio (ou produto), baseada nas informações que o proprietário da marca possui. Também é preciso ver os feedbacks de clientes em potencial. Essa reflexão inclui aspectos diversos, como o seu valor em sí e análise de sua história, tudo isso para que se consiga uma identificação e definir oportunidades claras de distinção do seu negócio.

Uma empresa que já existe (que já possui uma marca, uma história em seu mercado) também pode sentir com o tempo a necessidade de desenvolver uma estratégia de rebranding. Neste sentido, o objetivo do processo é a potencialização de um novo público-alvo, ou conquistar um novo mercado, até mesmo ser uma demonstração de que seu negócio evoluiu. Não se engane: seu cliente está de olho em você.

Após essa análise de todas as informações, um plano de ação é desenvolvido e implementado para ajudar a orientar a criação e implementação da sua marca:

  • Qual (com quem eu devo entrar em contato? Público-alvo)
  • O que (que mensagem eu quero anunciar?)
  • Como (qual é o conteúdo exato?)
  • Onde (tipo de mídia devo eu usar?)
  • Quando (linha do tempo)

Uma vez concluída a estratégia de marketing, o trabalho criativo já começa a todo vapor. Seja para procurar um nome (isto mesmo, o Branding pode auxiliar você a achar o seu nome), criação da logo, a produção de publicidade, display visual, embalagem (caso você precise de uma), e um desenvolvimento de estratégia para a web. Todo este movimento de sua imagem trabalhando em linha com a estratégia desenvolvida.

Alô Rio de Janeiro, aquele abraço

Nada melhor do que um bom exemplo para entendermos a sua importância. Que tal darmos uma olhada na marca dos Jogos Olímpicos no Rio? A Tatil Design de Idéias fez todo um processo de criação até chegar naquilo que eles próprios denominaram como o “projeto dos sonhos”. Afinal de contas, fazer a marca para os Jogos Olímpicos no Rio (2016) não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário. O excelente trabalho desenvolvido pela agência parabenizou o conceito que eles desenvolveram para chegar ao produto final. Um dos conceitos descritos por eles foi de fazer algo bem humano. “Inspirada pela natureza do Rio, dos atletas e as pessoas, a marca Rio 2016 dos Jogos Olímpicos convoca a união, acende a vontade e o desejo de fazer juntos, de compartilhar saberes e talentos, de somar nossas forças e aspirações para viver, transformar o presente e o futuro a partir de uma vida sustentável”, descrevem eles em seu site.

Portanto, o Branding é o DNA do seu negócio. É preciso construir (ou recolocar) sua marca no patamar que você deseja, tornando-a indispensável para o seu consumidor. Afinal de contas, no mundo de hoje, não há mais espaço para simples cartões de visita.

You may also like
Design + Hospital? Tudo a ver!
As 10 mais inovadoras empresas
#Rio2016, aquele abraço!

Leave a Reply

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.