Home > news > Experimento da honestidade

Experimento da honestidade

Você sabe o que aconteceu na Rua Pedro Américo, 137, em Santos? Um experimento muito interessante: um exercício simples de honestidade.

Durante 15 dias, a Alpi Gelateria colocou seus sorvetes fora da loja, convidando seus consumidores a colocar o pagamento em uma pequena urna. A pessoa não precisa entrar e procurar um funcionário para efetuar o pagamento, bastava apenas se dirigir ao freezer e deixar o valor do mesmo na urna. “A Alpi acredita em um País sem corrução. Pegue seu sorvete e deposite o pagamento no caixa ao lado”, dizia o banner da loja. Isto é, todos estavam livres de pagar ou não e, mesmo decidindo não pagar, não seriam abordados por ninguém.

Você sabe qual foi o resultado?

No tal experimento da loja, 16% do total saíram com o sorvete sem pagar. Podemos concluir como a gerente da loja que, satisfeita, divulgou nas redes sociais o resultado com o intuito de diminuir o número dos “não pagantes”. E assim aconteceu.

Essa idéia não nasceu do nada. Foi um experimento criado pela Universidade Tecnológica de Cornélio Procópio no Paraná onde o chamado “calote” foi de 2%. Porém 2.400 sorvetes foram tomados e 2% não pagaram.

Momentos “interessantes” estamos vivendo em nossa nação. São tempos difíceis, onde se torna fácil colocar a prova todo o nosso comportamento diante das circunstâncias quotidianas. Afinal de contas, é muito mais fácil condenar um político do que reclamar do “jeitinho no trânsito” cujo objetivo é chegar mais rápido do trabalho.

Um país se constrói todos os dias. Que nosso protesto seja uma vida de coerência, todos os dias e em todo lugar.

You may also like
Futebol, Show, câmera e ação!
7 Atitudes para Vencer em 2017
Segunda lei imutável: o espelho

Leave a Reply

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.