Home > Marketing > Proporção Áurea à La Russa

Proporção Áurea à La Russa

Você já ouviu falar do Golden Ratio? Ou melhor, na “Proporção Áurea”?

O Golden Ratio foi utilizado pelo escultor Fídias para a construção do Parthenon (432 a.C), templo da deusa grega Atena. Acredita-se que Leonardo da Vinci usou a proporção para pintar a “Mona Lisa”, e que Salvador Dali também fez uso em “O Sacramento da Última Ceia”. Portanto desde a antiguidade a “Proporção Áurea” parece ter sido bem utilizada nas artes. Vários arquitetos e designers são (parecem ser) devotos da mesma. Recentemente foi-se dito que o logotipo da Apple foi concebido de acordo com as “proporções divinas”, o que já foi comprovado que é uma mentira.

Mas por quê tanto ti-ti-ti? A fé prega que, quando essa proporção é usada, o trabalho que a utilizou se torna extremamente agradável aos olhos humanos. Um milagre. Por isso tantos debates (e embates!), inesgotáveis controvérsias sobre o assunto.

Que mágica é essa?

Você quer ver a Proporção Áurea surgir na sua frente? Divida uma linha em dois pedaços (A/B), de forma que a razão entre eles (A/B) é igual a razão entre a linha inteira e o pedaço maior ((A+B)/A). Isso daria, aproximadamente, 1,618. Entendeu? Então vamos desenhar…

Proporção Áurea

Pois bem, se você é como eu (que ainda não entendeu e odeia matemática), veremos a “espiral áurea”, que cresce de acordo com a razão φ:

Golden Ration Ratngulos

 

A única forma infalível para o bom design continua sendo a criatividade

Um webdesigner que mora em Moscou, Igor Kochmala, resolveu brincar com o assunto de forma muito criativa (criatividade sempre é a bola da vez). Ele aplicou a “fórmula da beleza” em artistas famosos de Hollywood cujo resultado foi muito engraçado. Clique nas imagens e confira:

Eureca! Ficastes cativado pelas imagens acima? Se quiser ver mais dá uma olhada no website do artista… Claro que tudo não passa de uma brincadeira, embora tenha provocado os defensores da fé da fórmula mágica. Apesar de tantos embates, é importante dizer que o Golden Ration existe. Ela é encontrada em alguns exemplos na ciência e na natureza, comprovada até por gente de renome. Outras obras de arte e aplicações lindíssimas na arquitetura parecem comprovar a tese. Mas isso tudo não é um problema. A questão primordial é quando se denomina uma fórmula única para todo e qualquer aspecto de beleza, como se existisse uma “regra divina”.

Ou será que existe?

Bom, deixemos que a criatividade nos guie para as coisas belas e inapercebidas.

You may also like
Design + Hospital? Tudo a ver!
As 10 mais inovadoras empresas
Entre nessa guerra!

Leave a Reply

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.