Home > Inspiração > Como lidar com as mudanças?

Como lidar com as mudanças?

Apesar das grandes mudanças percebidas constantemente na sociedade, as vezes custamos a acreditar que elas baterão em nossa porta! São muitos sinais e avisos por todos os lados, mas estamos tão absolvidos pela rotina que quando elas se apresentam em nosso caminho, tropeçamos e nos assustamos!

“É momento de interagir! Uma boa rede de contatos fará muita diferença nesta hora!”

Muitos profissionais tiveram que aceitar a finalização de um ciclo profissional, seja por fusões empresariais e remanejamentos, falência, por setores que foram substituídos por novas tecnologias ou até mesmo pela oportunidade de atuar em um novo projeto.

Seja por decisão pessoal ou por necessidade, o processo de mudança sempre causa desconforto porque conduz o profissional a novos desafios, ambientes e aprendizados.

No primeiro momento, existe uma sensação de perda de identidade, pois seu cotidiano já estava desenhado e bem adaptado. Esta situação é agravada quando o profissional já desfrutava de um ciclo de longos anos na mesma posição. É absolutamente normal sentir insegurança na transição.

Quando existe a oportunidade imediata de uma nova atuação, a insegurança é substituída pelo desejo de desfrutar de uma nova etapa e abraçar novos sonhos! É um momento de aprender novos comportamentos, adquirir novas competências e crescer profissionalmente!

Mas, e quando ainda não vemos uma nova porta?

Não adianta se fechar em um quarto escuro e fugir da realidade! Milhares de profissionais já passaram por esta situação e continuarão passando.

É momento de interagir! Uma boa rede de contatos fará muita diferença nesta hora! Não possui rede de contatos? Calma! Ora, procure um amigo que possua e que possa te apresentar para outras pessoas. Converse, explique, pergunte, ouça dicas de diferentes profissionais.

Comece criando um lista de oportunidades com a ajuda de profissionais amigos. Depois, escolha as mais viáveis e trabalhe nesta direção!

As mudanças podem nos conduzir a oportunidades incríveis!

You may also like
Você conhece as competências de sua equipe?
7 Atitudes para Vencer em 2017
Que tal se planejar para 2017?

2 Responses

  1. Flavio Machado

    Existem alguma formas de reagir as mudanças e poderíamos colocar em duas colunas, separadas ou classificadas em positivas ou negativas, um exercício que pode nos levar a descobertas.

    Abraços
    Flávio Machado

Leave a Reply

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.