Home > Carreiras > Pessoas felizes são mais produtivas no trabalho

Pessoas felizes são mais produtivas no trabalho

Algumas empresas apresentam um perfil muito rígido, sem flexibilidade e sem atenção com o bem-estar de seus colaboradores. Este cenário impede a criatividade e a liberdade de expressão de seus profissionais, proporcionando a criação de um clima interno de insatisfação.

O clima organizacional é o termômetro da empresa e revela o grau de satisfação ou de insatisfação dos colaboradores. Se a insatisfação superar a satisfação, fatalmente em pouco tempo os resultados serão visíveis nas atividades diárias, pois o colaborador perderá gradativamente o compromisso de servir a empresa com qualidade.

“Quando existe qualidade de vida no trabalho, pode-se diagnosticar um clima organizacional saudável, com colaboradores motivados e com uma considerável redução do absenteísmo.”

“Segundo dados do Instituto MVC – especializado em pesquisas sobre clima, funcionários com baixos índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção, enquanto aqueles com altos índices de motivação utilizam 60% dessa capacidade.”

Em alguns casos mais graves de clima organizacional hostil, começam a existir entre os colaboradores muitas ocorrências de doenças psicossomáticas, elevam-se também os índices de absenteísmo, gastos com despesas médicas e equipes inteiras podem ficar desmotivadas comprometendo a produtividade e os resultados gerais da empresa.

Quando existe qualidade de vida no trabalho, pode-se diagnosticar um clima organizacional saudável, com colaboradores motivados e com uma considerável redução do absenteísmo.

O Clima organizacional irá, portanto, revelar se a empresa proporciona para os seus colaboradores qualidade de vida no ambiente do trabalho e inclusive fora dele. O aumento da qualidade de vida é diretamente proporcional ao rendimento prático do colaborador no exercício de sua profissão.

Vários elementos relacionados à organização e fatores psicossociais do trabalho devem ser abordados na busca de soluções para a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Os próprios colaboradores devem ter ampla participação nestas intervenções em prol da saúde no trabalho, permitindo a continuidade do exercício da profissão na vida ativa e saudável.

Um bom gestor de pessoas estará atento ao clima organizacional e periodicamente fará pesquisas e reuniões de avaliação do nível de satisfação dos colaboradores. Ao identificar insatisfações, deverá agir imediatamente com medidas que garantam a saúde emocional da equipe de trabalho.

A recompensa do colaborador não deve se limitar apenas ao salário, mas também ao seu bem-estar, sua valorização e realização pessoal completa!

You may also like
Você conhece as competências de sua equipe?
7 Atitudes para Vencer em 2017
Comunicação organizacional é vital!

Leave a Reply

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.