Home > Carreiras > Qual carreira devo seguir?

Qual carreira devo seguir?

Decidir qual carreira seguir nem sempre foi um processo fácil para a maioria das pessoas. Os pais sempre tiveram uma influência muito forte na decisão de qual curso universitário escolher, pois sonham com uma carreira brilhante e muito bem remunerada para seus filhos. A maioria dos pais gostaria de ver seus filhos cursando as áreas mais tradicionais e com mais status para família, como medicina, engenharia civil, direito, etc.

Mesmo quando o número de cursos ainda era bem menor do que os que existem disponíveis atualmente, muitos jovens iniciavam determinado curso e no meio do caminho percebiam que não era de fato sua vocação.

“O que você mais gosta de fazer? Quais são seus interesses? Quais são suas habilidades? O que seus amigos dizem de você?”

Dificilmente nos anos 80 algum especialista poderia prever a quantidade de cursos universitários e áreas específicas que seriam criadas para preencher e satisfazer as novas demandas do mercado de trabalho. Inúmeras carreiras que simplesmente não existiam anos atrás, surgiram e continuam anualmente a surgir. Novas nomenclaturas para cursos, divisões em áreas tradicionais e cursos especificamente para saber como lidar com as mudanças e inovações.

A Feira de Profissões que foi realizada em São Paulo em agosto de 2010, trouxe importantes dados estatísticos. “Há, no País, 274 cursos universitários, quase cinco vezes mais do que os 58 cursos que existiam na década de 80.” (Donato, 05/08/2010, 10h54 – Jornal Hoje)

O curso de Engenharia, por exemplo, foi dividido em várias áreas de atuação: ambiental, de produção, química, genética, de alimentos, elétrica, de software, etc. A área de gestão também oferece um vasto campo de possibilidades. Assim, os candidatos podem se identificar muito mais especificamente com sua área e com o que realmente gostam.

O que você mais gosta de fazer? Quais são seus interesses? Quais são suas habilidades? O que seus amigos dizem de você?

Faça o que realmente gosta e torne-se um profissional feliz!

São inúmeras possibilidades e dezenas de cursos! Faça uma longa pesquisa sobre os cursos disponíveis,  converse com profissionais experientes e com seus amigos universitários, pois com certeza será possível identificar um área apropriada e adequada ao seu perfil!

You may also like
Você conhece as competências de sua equipe?
7 Atitudes para Vencer em 2017
Emprego ou Carreira?

Leave a Reply

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.